domingo, 16 de novembro de 2008

Exposição Elza Johan

Por Elojac

Elza Maria Johan, moradora de rua, uma sobrevivente urbana, uma artista excluída, que apesar das adversidades possui uma capacidade enorme de produção e uma interpretação muito particular do mundo.
Conheci Elza na rua João Telles, próximo ao número 285, num posto de gasolina abandonado. Com muita dificuldade de comunicação, beirando a esquizofrenia, ela encontrou na arte uma forma de equilíbrio e catarse, deixando transparecer sua melhora dia após dia. Trabalhando com materiais reciclados inicialmente como papelão, madeira, tintas doadas pela vizinhança ela cativou a comunidade com seu talento e pureza.
Elza conta com muito orgulho ter sido casada com Paulo Johan, um pintor talentoso falecido há algum tempo que ensinou-lhe a arte de pintar.Hoje Elza e seu atual companheiro Luis Carlos, retirados do local onde estavam, vivem nas ruas de Porto Alegre sobrevivendo as custas de Charges e Gravuras.
Este acervo, hoje exposto, é resultado de agradáveis tardes na Rua Lopo Gonçalves, 234, entre os anos 2002 e 2003, quando tive a alegria de realizar uma vontade antiga de Elza, “pintar telas grandes”, com o apoio da Corfix (tintas) e recursos próprios contratei minha amiga para produzir esta série de mais de 30 telas, nunca antes expostas ou comercializadas.
Uma vez perguntei a Elza, qual a palavra , entre todas as que ela conhecia, ela julgava mais importante. Ela me olhou, franziu a testa e se aproximou, como se me quisesse contar um segredo, e disse: - SEJAMOS

2 comentários:

CVTC-Centro de Vivências Tio Chico disse...

Conheço a história comovente desta Artista de rua, Elza Johan. Felizmente ainda viva, pela ajuda e intervenção de pessoas como tu Elojac. Voce dá o peixe, o caniço, ensina pescar e se necessário leva o pão, e faz a festa.
Conta comigo, no que necessites e também na divulgação desta pedra preciosa que Porto Alegre tem a sorte de possuir, mas não sabe e não valoriza.
Um abraço e parabéns pelo novo espaço que a sociedade cultural Gaúcha recebe de tuas mãos.
Boa sorte!
CVTC-Centro de Vivências Tio Chico

ELOJAC disse...

Infelizmente Ela faleceu em 2010, vitima de uma pneumonia.
Naquela ocasião ela estava residindo em um abrigo na zona
norte de Porto Alegre.